Notação Cristalográfica
Na notação cristalográfica a cada grupo de simetria corresponde um nome constituído por 4 elementos e um nome abreviado.
O primeiro elemento do nome indica se a imagem consiste em:
Células primitivas
Células centradas
Quando a imagem que se repete ao longo da pavimentação (motivo) tem a forma de um paralelogramo cujos vértices são pontos da rede: quadrada, hexagonal, retangular ou oblíqua.
Quando a imagem que se repete ao longo da pavimentação (motivo) apresenta eixos de reflexão que são normais a um dos lados da célula, pelo que a célula será retangular centrada.
Apenas dois dos 17 grupos de simetria apresentam células centradas.
O segundo elemento do nome remete para a maior ordem de rotação:
-
1 - o grupo não contém rotações;
-
2 - o grupo contém rotações de 180 graus;
-
3 - o grupo contém rotações de 120 graus;
-
4 - o grupo contém rotações de 90 graus;
-
6 - o grupo contém rotações de 60 graus.
O terceiro e quarto elementos do nome remete para os eixos de simetria do grupo. Na terceira posição pode ser 1 (não tem reflexões), m (tem reflexões) e g (tem reflexões deslizantes), sendo o eixo de reflexão normal ao eixo das abcissas. Na quarta posição, o elemento representa também a existência de reflexões, pelo que também pode ser 1, m ou g, mas o eixo de reflexão faz um certo ângulo com o eixo das abcissas. Esse ângulo está dependente do maior valor da ordem de rotação(n): se n=1 ou n=2, então o ângulo é de 180 graus; se n=4 então o ângulo é de 45 graus; e se n =3 ou n=6, então o ângulo é de 60 graus.
A ausência de símbolos nestas posições indica que o grupo não apresenta nem reflexões, nem reflexões deslizantes.
Referências bibliográficas:
Burns, S., Fletcher, C. & Zell A. (n/d). The 17 plane symmetry groups.